ensino superior

Alunos falam sobre a aula inaugural da disciplina felicidade da UFSM

Foto: Gilson Alves (Diário)
O professor Dejalma Cremonese propõe aliar a busca da felicidade com questões filosóficas

A aula inaugural da disciplina que voltou os holofotes para a Universidade Federal e Santa Maria na última semana foi prestigiada por 22 alunos. Ministrada pelo professor Dejalma Cremonese, a cadeira acadêmica Ética e Felicidade, ganhou vida no prédio 74 A, sala 2.343 do campus sede, em Camobi, com a participação de estudantes de diferentes áreas, como Terapia Ocupacional, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Pedagogia, Fisioterapia, Filosofia, Administração, entre outros. E essa lista ainda pode aumentar, pois, até a última sexta-feira, ocorreu o período de reajuste nas matrículas. Então, novos estudantes poderiam confirmar vaga nos encontros, que serão realizados sempre à noite. Nesta segunda-feira, ocorre a segunda aula.

- Nossa primeira preocupação foi apresentar o tema felicidade. Desde que existe o ser humano, ele almeja encontrar a felicidade. No aspecto humano e existencial, verifico a preocupação em viver bem e ser feliz. Não é uma disciplina extremamente academicista, mas também não será uma filosofia de botequim. Percebo que os alunos entram muito cedo para a universidade e vejo, em muitos deles, uma certa solidão. Nosso curso será direcionado à tentativa de nos conhecermos melhor. Buscaremos descobrir, dentro de nós mesmos, aquilo que nos realiza - afirmou o professor Cremonese.

1º Festival de Rádio Escola incentivou a comunicação entre os alunos

Alguns alunos vieram de longe para cursar a disciplina Ética e Felicidade. É o caso da alegretense Viviane Carllosso, graduada em Enfermagem pela Universidade Franciscana (UFN) e que, hoje, mora em sua cidade natal. Mesmo com a distância, ela virá a Santa Maria toda semana para assistir às aulas.

- Venho numa busca pessoal sobre a temática felicidade. Quero tentar a união das linhas mais psicológicas com a questão da saúde. Acredito que, enquanto ser humano, praticamos a eterna busca pela felicidade. Espero encontrar, nesta disciplina, ferramentas para o autoconhecimento - disse Viviane.

Foto: Gilson Alves (Diário)
Viviane vem toda semana de Alegrete para participar da aula. Para ela, essa é uma busca pessoal e de autoconhecimento

Em meio a alunos de diversas áreas, está o estudante do 2º semestre de Medicina Luís Fernando Muniz Camargo, natural de Sorocaba (SP).

- O que mais chamou a minha atenção na hora de fazer a matrícula foi o nome da matéria. A felicidade é algo próprio de cada um, e eu quero estudar isso mais a fundo. Quero encontrar respostas, como, quem sabe, uma definição formal para felicidade - declarou o estudante de 19 anos.

Josete Padoin, estudante do 6º semestre de Ciências Sociais, também quer entender melhor a felicidade.

- A felicidade tem que ser melhor compreendida. Na minha opinião, a chave da felicidade são o amor, a verdade e a gratidão, e o ser humano está em falta disso. Então precisamos desenvolver a união entre as pessoas, evoluindo a cada dia - fala Josete, que já foi aluna do professor Cremonese em outras cadeiras.

CONCEITOS
De acordo com o professor Dejalma Cremonese, a disciplina falará, ao longo do semestre, sobre o conceito de felicidade, baseado em lições de filosofia. Ele destaca, ainda, que somente a Universidade de Brasília (UnB) tem aulas com a mesma temática específica.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

3ª chamada da UFSM oferta 141 vagas para campus de Santa Maria Anterior

3ª chamada da UFSM oferta 141 vagas para campus de Santa Maria

Como se preparar para as provas do Enem na reta final Próximo

Como se preparar para as provas do Enem na reta final

Educação